Muitas pessoas confundem o aquecimento e o alongamento muscular; não sabem a sua função e nem quando realizá-los. O aquecimento muscular pode ser definido como um conjunto de exercícios ou movimentos que preparam o corpo para a atividade física. Ele deve ser voltado para a musculatura que será exigida no exercício, por exemplo, um corredor deve aquecer principalmente os músculos das pernas. Já o alongamento muscular é o exercício feito com o objetivo de “esticar” os músculos para que tenham uma boa flexibilidade.
Ok, mas eu preciso realizar o aquecimento e o alongamento todas as vezes que for me exercitar? Eles devem ser feitos antes ou depois dos exercícios?
O aquecimento deve ser realizado sempre antes de uma atividade física. Além de elevar a temperatura corporal e levar mais sangue rico em oxigênio para os músculos, o aquecimento prepara as articulações para o exercício que virá. Isso tudo é importantíssimo para a prevenção de lesões, principalmente no inverno quando as temperaturas são mais baixas.
O alongamento muscular auxilia na redução das tensões musculares e no aumento da flexibilidade, porém esse efeito somente é visto a médio e longo prazo, quando o alongamento é feito de forma freqüente. Além disso, já se sabe que em pessoas sadias o alongamento não reduz a dor muscular causada pelo exercício e pode até prejudicar o desempenho, os ganhos de força muscular e a hipertrofia quando realizados pré-exercício. Então quando os seus objetivos não incluem a hipertrofia e a melhora da performance, o alongamento pode ser realizado após o exercício, em intensidades baixas, ou nos dias de repouso, com o objetivo de aumentar a flexibilidade e prevenir lesões, já que músculos encurtados podem predispor a determinadas patologias.
O alongamento é necessário para quem não faz atividade física ou para quem trabalha sempre na mesma posição?
Como dito anteriormente, o alongamento, feito de forma freqüente, auxilia na manutenção da amplitude de movimento das articulações, evitando que os músculos fiquem encurtados. Pessoas sedentárias e que trabalham sentadas em frente a um computador, por exemplo, devem fazer pausas para realizar alongamentos de até 30 segundos cada, com o objetivo de relaxar a musculatura solicitada, evitando a sobrecarga das mesmas. Já em determinadas lesões, o alongamento pode ser utilizado com algum objetivo específico, sempre orientado por um profissional habilitado.
1 Comment
Parabéns meus amores. Adorei a apresentação dos serviços. Ficou muito bom e bem explicado sobre o assunto. Sucesso a vcs e que Deus os abençoe.