Esporão e fascite plantar são duas condições muito comuns e bastante confundidas pelas pessoas. A confusão é normal e compreensível, pois muitas vezes elas estão interligadas e possuem o mesmo motivo causador. Além disso, o local da dor onde essas lesões acontecem muitas vezes pode coincidir, o que aumenta ainda mais a confusão.
No esporão de calcâneo o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma tração exacerbada da fáscia, que leva o corpo a depositar cálcio no local, formando a espícula óssea. Dentro da população, estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta essa condição, mas somente 5% de todos que têm esporão apresentam sintomas. Isso significa que na maioria dos casos o esporão não é a causa da dor. A dor provavelmente ocorre devido à inflamação que o esporão causa na fáscia plantar, que se caracteriza por um tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda a planta do pé. Esta dor ocorre principalmente nos primeiros passos ao levantar-se da cama pela manhã, pois os pés permanecem em flexão plantar e relaxados durante toda à noite, além disso, atividades esportivas ou ficar longos períodos em pé também causam dor importante.
No caso do esporão, algumas vezes o pé adapta-se a esta proeminência e a dor pode até diminuir com o passar do dia ou com a prática de esporte. Por outro lado, um esporão indolor pode tornar-se doloroso em consequência de uma pequena lesão, como pode acontecer durante a corrida.