O fêmur é o osso mais longo e mais forte do corpo humano. Quando fraturado, a lesão pode ocorrer no nível do quadril, na parte central do osso (diáfise) ou no joelho.
Os sintomas da fratura de fêmur estão localizados principalmente na área da coxa. Quando ocorre deslocamento ósseo, normalmente o paciente não consegue caminhar e a dor é extrema. Já em fraturas onde não há deslocamento ósseo, muitas pessoas conseguem andar mesmo com a dor.
Sinais e sintomas de fratura de fêmur:
A fratura de fêmur é muito comum na população idosa, causando perda da funcionalidade e aumento da mortalidade, principalmente em idosos diagnosticados com osteoporose.
Em pessoas mais jovens a fratura pode ser causada por altos impactos, como um acidente ou uma queda.
A fisioterapia deve ser iniciada precocemente a fim de evitar problemas vasculares, como a trombose venosa profunda, e pulmonares, como a pneumonia, muito comuns em pessoas que permanecem longos períodos na cama. O paciente que está em recuperação é estimulado a andar, mesmo que com ajuda de muletas, e nesta fase o fisioterapeuta tem um papel crucial para que a pessoa volte a caminhar o quanto antes e recupere a força muscular e o equilíbrio.