A osteoartrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas), marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos. A doença é também conhecida como artrose ou osteoartrite.
A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos e é diretamente proporcional ao excesso de peso.
Alguns dos principais sintomas da patologia podem ser facilmente percebidos em um rápido exame clínico, como dores, joelho inchado, falta de firmeza ou rangidos. A dificuldade em realizar algum movimento que antes era facilmente realizado também pode ser indício da doença.
Estudos sobre a artrose indicaram que obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a artrose. Muitas pessoas com artrose tornam-se menos ativas por causa da dor e do medo de causar mais danos. Levando os músculos a ficarem cada vez mais fracos, o que piora a doença.
É indicado o tratamento com a reabilitação para aumentar a força muscular e flexibilidade. A fisioterapia promove melhora na dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular.