Em 1978, Dr. Gabe Mirkin, cunhou o termo RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) como a melhor opção de tratamento após uma lesão esportiva. A capacidade do gelo em reduzir a dor fez com que o método se difundisse amplamente até os dias atuais. Porém, o mesmo Dr. Gabe Mirkin deu um passo atrás recentemente e reconheceu que tanto o gelo como o repouso completo podem atrasar a recuperação ao invés de acelerar.
Após uma lesão tecidual por trauma ou exercício muito intenso, mediadores inflamatórios são liberados para o local da lesão para iniciar o processo de cicatrização. No entanto a aplicação de gelo promove uma vasoconstrição dificultando a ação dos mediadores inflamatórios. Já o repouso completo pode atrasar a recuperação pela falta de movimento articular.
Este é um tema muito controverso onde ainda não existe um consenso e as evidências são muito escassas. Alguns autores sugerem que em casos de lesões musculares, o RICE continua sendo um protocolo eficaz, mas que quando se trata de lesões em tendões e ligamentos, o método pode levar a atrasos na cicatrização e até causar problemas crônicos. Isso se justificaria pelo fato de que o tecido muscular é altamente vascularizado, ao contrário dos ligamentos que possuem um aporte sanguíneo muito pobre.
Independente do tipo de lesão, o ortopedista e o fisioterapeuta são os profissionais indicados para eleger o método mais adequado ao seu caso.
1 Comment
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!